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O Observatório da Remuneração Docente reúne em vários espaços neste site informações, resultados, produtos e estudos acadêmicos das pesquisas Remuneração de professores de escolas públicas da Educação Básica: configurações, impactos, impasses e perspectivas e Remuneração de professores de escolas públicas de educação básica no contexto do Fundeb e do PSPN, esta última em andamento. As pesquisas foram concebidos para investigar os impactos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) na estrutura de remuneração dos professores de escolas públicas de educação básica em 12 estados brasileiros e suas capitais (Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Pará, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
As informações aqui disponíveis contemplam quatro dimensões de análise: dados educacionais, dados orçamentários, dados sobre planos de cargos e carreira e dados sobre remuneração do magistério, obtidos, organizados e atualizados desde o início das pesquisas, em 2008.
As pesquisas vêm contando com o apoio do Programa Observatório da Educação - OBEDUC, do MEC, e da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior – Capes, sendo contempladas com bolsas de estudos e com apoio financeiro e técnico, possibilitando assim a formação e a participação ativa de pesquisadores, professores e alunos de mestrado, de doutorado e de graduação e de professores de educação básica.
Integram a pesquisa professores e alunos vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) das universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN), do Piauí (UFPI), do Pará (UFPA), do Mato Grosso do Sul (UFMS), de São Paulo (UNIFESP), do Paraná (UFPR), e de Santa Catarina (UFSC); das universidades estaduais de Minas Gerais (UEMG) e de São Paulo (USP) e comunitária de Santa Catarina (UNISUL). Participam também professores e alunos da USP- Campus de Ribeirão Preto e da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) não vinculados a PPGEs.
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